Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jornal Online 'efepe' / sindical

Jornal Online 'efepe' / sindical

O Sindel Actual é "DIVISIONISTA" ... mas também "MESTRE" na Subserviência !!

por efepe, em 12.11.16

EM VIRTUDE ... de andar a "circular" muita INFORMAÇÃO FALSA a meu respeito (enquanto "sindicalista"),

DESIGNADAMENTE ... em muitos locais de trabalho do Universo EDP ... e também em "processos" que correm seus termos na justiça portuguesa,

POR INICIATIVA ... da actual "liderança bicéfala" do Sindel - Sindicato Nacional da Industria e da Energia, 

ACHEI POR BEM ... falar um pouco da minha "relação politico-sindical" com o projecto sindical "SINDEL".

Sindel.0.png

 

"ADERI" AO SINDEL ... enquanto projecto sindical, no lá longe ano de mil novecentos e oitenta e três (1983), por iniciativa de um "homem" amigo, solidário e também "militante" da matriz socialista, de nome Agostinho de Sousa Coelho. Que já não está entre nós. Aonde quer que estejas, OBRIGADO AGOSTINHO COELHO !!

 

"ENTREGUEI-ME" AO SINDEL ... com a "paixão" e a "intensidade", que me caracteriza, e de modo igual, com que me entrego a qualquer "projecto" a que diga 'SIM'.

 

NO ANO DA MINHA "ADESÃO"  AO SINDEL ... no ano de 1983, seria ainda "ELEITO" (e não "nomeado") para Delegado Sindical (porventura, por via da minha "experiência" de cinco anos na área da Justiça), por vontade dos associados do Sindel, do meu local de trabalho (no Largo Dr. Tito Fontes, 15 na cidade do Porto).

 

"DEPRESSA" ... me "aproximei" afectivamente (amizade)  do Secretário Geral João Pato Ribeiro. Ou seja, do líder histórico do "projecto sindical" Sindel e um dos "pilares" da UGT (enquanto manteve a "genuídade" da sua Declaração de Princípios).

 

GENERICAMENTE ... poderei aqui e agora afirmar, que João Pato Ribeiro seria o meu grande "inspirador" da minha "carreira" de sindicalista. 

Mesmo, quando não concordava com certas "posições" politico-sindicais do Secretário-Geral, e foram algumas. 

 

ENTRETANTO ... um "estúpido" acidente de viação, roubaria a vida ao "grande amigo" João Pato Ribeiro.

Aonde quer que estejas, MUITO OBRIGADO JOÃO PATO RIBEIRO !!

 

A HOMENAGEM ... que posso "prestar" ... é de afirmar com toda a minha "convicção" de que ...

Com a "morte" de João Pato Ribeiro, o Sindel "genuíno" (e da sua 'origem') também ficaria lá "atrás".

 

 

PROSSEGUINDO ... agora, no cargo de Secretário Geral do Sindel, 'SUCEDERIA' o denominado "número dois" de João Pato Ribeiro. Ou melhor, o Vice Secretário Geral, o também amigo VICTOR DUARTE.

 

MAS, NA VERDADE ... confesso aqui, o que sempre "confessei" ...  Victor Duarte não tinha "carisma sindical" para "liderar" um projecto da "grandeza" do Sindel, conseguida através da "expansão" do seu âmbito, a sectores de actividade "novos", para além do Sector da Energia (ou seja, o sector originário).  

 

(Um parêntesis ...)

 

A "EXPANSÃO" DO ÂMBITO ... seria o acrescentar da intervenção sindical do Sindel, em Sectores de Actividade como da área do Ambiente, da área da Indústria e da área dos Serviços, e incluindo ainda o Sector do Estado.

 

ALIÁS ... seria um dos "poucos" associados do Sindel, que manifestaria total "desacordo", com esta "expansão" do âmbito de actuação do Sindel.

 

POR PENSAR QUE ... era o mesmo ... de transformar um "forte" e "credível" Sindicato do Sector Energético, numa "frágil" Central Sindical ("não institucional"), em todos os sectores de actividade, incluindo o Estado.

 

(Retomando ...)

 

PORVENTURA ... por efeito das conclusões do X Congresso (realizado no ano de 2009, na Costa da Caparica), no qual estive "meio-presente" e "meio-ausente" (devido à minha entrada nos órgaos sociais do Partido Socialista, em data simultanea com a realização do X Congresso do Sindel),

 

ACONTECEU QUE  ... no inicio do "mandato" 2009-2013", o novo Secretário Geral Victor Duarte, seria "pressionado" a criar o Gabinete do Secretário Geral.

 

SURGINDO ASSIM ... no "novo" Sindel de Victor Duarte, aquilo que denominaria como uma ...

"LIDERANÇA COLEGIAL".

 

QUE ... para enorme "surpresa" minha, passaria a concentrar - "sub repticiamente" -  todos os "poderes" (deliberativo, executivo, disciplinar e fiscalizador) da estrutura organizativa do Sindel.  

Não pela via "estatutária" ... mas pela via da "opacidade".

 

O QUE "TORNARIA" ... os "estatutários" poderes: "deliberativo" (Conselho Geral), "disciplinar" (Conselho Disciplinar) e "fiscalizador" (Comissão Fiscalizadora de Contas), em "meras" «FIGURAS DE ESTILO», digamos assim.

Na "dependência directa" do Secretariado Nacional (estatutáriamente, detentor do "poder executivo"). 

 

SERIA "ESSENCIALMENTE" ... devido às dependências das "Figuras de Estilo" ... que daria inicio a uma "Rota de Colisão" (político-sindical) com as "duas principais figuras" do Sindel de Victor Duarte. 

Que seriam, o Secretário Geral Victor Duarte e o Secretario Geral Adjunto José Ângelo Pereira. 

 

UMA VEZ QUE ... a Presidenta do Sindicato Cecilia Baceira (eleita no X Congresso), também seria "transformada" numa "Figura de Estilo". Mas, dependente da Liderança Colegial (ou do Gabinete do Secretario Geral), e não do Secretariado Nacional.

 

ORA, POR TUDO ISTO ...  mas também devido ao "centralismo" no dito Gabinete do Secretário Geral, da Revisão do Acordo Colectivo de Trabalho do Grupo EDP (ACT/EDP)

Tão sómente ... o "principal" Instrumento de Regulamentação do Trabalho de "negociação colectiva" ... através da Comissão Negociadora Sindical do Sindel (CNS/Sindel) ... que por sua vez ... estaria "integrada" numa "FRENTE SINDICAL" ... que congregaria os Sindicatos afectos à Central Sindical da UGT, com intervenção sindical no âmbito das empresas do Grupo EDP.

 

E POR PENSAR QUE ... deveria haver uma "discussão prévia" ... quer entre os associados do Sindel ... quer também pelos trabalhadores em geral ... de propostas "tendentes" a MELHORAR, e não a PIORAR, os Direitos e Regalias contidos no referido ACT/EDP;

 

E, NÃO CONCORDANDO QUE ... a Comissão Negociadora Sindical do Sindel (CNS/Sindel), sob a orientação do Secretário Coordenador das Relações Laborais (António Rui Miranda), decidisse "per si" ...  e posteriormente, "impusesse" como facto consumado ... em "pseudos" Plenários de Trabalhadores ... somente para "chinês ver" (como sói dizer-se).

 

DECIDI ... a meio do "mandato sindical 2009-2013" ... e por "vontade própria" ... e enquanto Conselheiro Geral ("eleito" no X Congresso) ... retirar a minha "confiança político-sindical" ... à denominada LIDERANÇA COLEGIAL. Através de um "Documento" ... contendo a minha "intervenção político-sindical" ... na reunião ordinária do Conselho Geral ... e realizada no mês de Novembro do ano de dois mil e onze (2011), em Coimbra ... tendo entregue ao Presidente da Mesa do Conselho Geral (Armindo Vilela) ... o referido "Documento".

 

DE IMEDIATO ... iniciei a gerar um "movimento" ... de entre os associados descontentes ... nomeadamente, com a "degradação" da democracia interna do Sindel ... e que denomina-lo-ia por "RENOVAR É PRECISO" !!

 

ENTRETANTO ... de uma forma "repentina" ... e para "surpresa" geral ... o Secretário Geral do Sindel - Sindicato Nacional da Industria e da Energia,

Victor Duarte "faleceu".

 

RECORDO "PERFEITAMENTE" QUE ... ainda de madrugada (pelas quatro ou cinco horas) ... e via telemovel ... recebo uma "mensagem" ... do Juvenal Ribeiro ... dizendo: "O Victor Duarte morreu".

 

OBVIAMENTE QUE ... fiquei "desassossegado" emocionalmente.

 

MAS ... muito mais "desassossegado" fiquei ... quando pela manhã (pelas nove horas) ... recebo um telefonema ... do Jaime Santana ... a "apelar-me" ... para que não comparecesse ... no funeral do Victor Duarte ... a pedido "expresso" da familia.

 

NÃO "ESQUEÇO" !!! ... os "terríveis" momentos emocionais que vivi.

 

 

ENTRETANTO ... para o "cargo" de Secretário Geral do Sindel ... seria "nomeado" (e bem) ... o meu "grande amigo" José Ângelo Pereira ... na qualidade de Secretário Geral Adjunto em exercicio.

 

"ESCLAREÇO" AQUI E AGORA ... que a minha "amizade" com José Ângelo (primeiramente) ... e/ou com Ângelo Pereira (posteriormente) ... teve inicio nos "anos de oitenta" ...  quando nos "cruzamos pela primeira vez" ... nas instalações da EDP, em Sacavém ... à Rua Cidade de Goa (penso que seja assim) ... no inicio das nossas "carreiras profissionais" ... na Electricidade de Portugal, EP (Empresa Pública).

 

MAIS TARDE ... mas ainda nos primeiros "anos de oitenta" ... mas agora na Região Norte ... e quase que em "simultâneo" ... daríamos inicio às nossas "carreiras sindicais" ... até aos dias de hoje. 

Eu desde sempre, ligado ao Sindel. 

Enquanto, o José Ângelo começaria no STIEN, tendo transitado posteriormente para o Sindel. 

Eu e o José Ângelo ... politico-sindicalmente falando ... sempre fomos "muito próximos". 

 

ATÉ AO MOMENTO QUE ... eu, na qualidade de Conselheiro Geral ... e o Ângelo Pereira, na qualidade de Secretario Geral Adjunto ... mas, também um dos principais "influenciadores" da Liderança Colegial ... começamos a "divergir profundamente" ... quanto às "Figuras de Estilo" ... e também quanto ao "Gabinete do Secretário Geral".

 

E "DIVERGIMOS" ... (POR COMPLETO) ... após o falecimento de Victor Duarte.

 

EM VIRTUDE ... (DE ÂNGELO PEREIRA) ... não ter tido a "humildade" (politico-sindical) suficiente ... em tomar a "iniciativa", por efeito do seu "novo" cargo ... de não ter iniciado um "diálogo" político-sindical comigo ...  na qualidade de primeiro responsável do movimento "Renovar é Preciso" ... mas também ... por efeito do nosso "conhecimento mútuo" (de mais de trinta anos) ... na tentativa de em "conjunto" ... tentarmos "concertar um entendimento", quanto ao Congresso que se avizinhava;

 

DESIGNADAMENTE  ... em busca da "Unidade", que o Sindel estava precisando ... mas também ... em busca de uma verdadeira "Renovação" de quadros sindicais.

 

BEM PELO "CONTRÁRIO" ... Ângelo Pereira iniciaria "contactos" sim ... mas com os associados já "comprometidos" ... com a candidatura "Renovar é Preciso" ... na tentativa de os "persuadir" ... a mudarem para a "candidatura" ... afecta ao Gabinete do Secretario Geral ... agora, liderado por Ângelo Pereira.

 

HÁ UM BOM EXEMPLO ... que se "evidencia" dos demais (e inúmeros) exemplos ... é o de JORGE CANENA SANTOS !!!

Que viria a ser "eleito" no XI Congresso ... como Presidente do Sindel.

 

IMPORTA "ESCLARECER" ... aqui e agora ... que "inicialmente" ... JORGE CANENA SANTOS "comprometeu-se" comigo !!!

Tendo inclusivamente "assinado" (pelo seu próprio "punho") ... uma Declaração de Aceitação de Candidatura ... pela candidatura "Renovar é Preciso" !!

 

POR FIM ... na segunda feira "imediatamente" a seguir ... à realização do XI Congresso do Sindel ...  no ano de dois mil e treze (2013) ... tomei a iniciativa de colocar um "ponto final" ... à relação de amizade com JOSÉ ÂNGELO PEREIRA.

 

 

A PARTIR DE ENTÃO ... e ainda, no Sindel ... continuaria a "alimentar" ... o "vírus" do Sindicalismo (que há em mim) ... e "passaria" o exercício da minha actividade sindical ... para uma "plataforma digital" (como seja, as redes sociais). Designadamente, para a "plataforma" do Facebook.

 

INICIANDO ASSIM ... a minha " actividade e experiência" ... naquilo que denomino como "Sindicalismo Digital". 

 

 

A MINHA "NOVA" ACTIVIDADE SINDICAL ... na sua "essência" ... seria "focalizada" na CRÍTICA "CONSTANTE" ... pela simples razão, de ter sentido "maus-tratos" sindicais, "imerecidamente" ... para com a LIDERANÇA BICÉFALA ... (composta, pelo Secretário Geral José Ângelo Pereira e pelo Secretário Geral Adjunto António Rui Miranda) ... E "ELEITA" ... (pela "primeira vez" ... nos cerca de quarenta anos de existência do Sindel) ... no XI Congresso do Sindel, realizado em Coimbra, nos primeiros dias do mês de Março de 2013. 

 

PORÉM ... da minha actividade sindical "digital" ... na plataforma do Facebook ... mas também no meu blog pessoal "Jornal Online Efepe / Sindical" (entretanto criado) ... no SINDEL ... seria me instaurado um Processo Disciplinar com intenção de Expulsão (do Sindel) ... com base nos meus "escritos" ... no "final" do primeiro ou no "início" do segundo trimestre do ano de dois mil e quinze (2015). 

 

 

EM SIMULTÂNEO ... na Justiça Portuguesa ... ainda seria me instaurado dois processos crime ... com base nos mesmos "escritos" ... e numa "suspeição" (de António Rui Miranda sobre mim).

 

CURIOSAMENTE ... ou talvez não ... seria nos processos-crime (ainda não concluídos) ... que o Secretário Geral Adjunto (António Rui Miranda) ... conseguiria "evidenciar" ... ou melhor "desnudar" ... toda a "INIMIZADE" E "INVEJA" ... que sempre "nutriu" pela minha pessoa ... enquanto "sindicalista", no Sindel ... ao longo dos anos.

 

POR FIM ... uma "palavra" ... sobre a introdução da "Liderança Bicéfala" na vida interna do Sindel ... que "surpreendeu" pela negativa ... não só um elevado número de associados do Sindel ... como também muitos dos denominados "históricos" do Sindel.

 

HISTORICAMENTE ...  José Ângelo Pereira e António Rui Miranda ... terão que ser "responsabilizados" ... pela introdução no Sindel - Sindicato Nacional da Industria e da Energia, do  ...

ESPÍRITO "DIVISIONISTA" !!

 

 

ESPÍRITO "DIVIONISTA" ESTE ... que seria "reflectido" ... com um forte "impacto" ... na "negociação colectiva" da Revisão do ACT/EDP ... que daria "origem" à sua versão de 2014 ... no qual se pode, com "facilidade" ... "CONSTATAR" a existência de dois "universos" ... o "Universo dos Beneficiários" do Sistema SÃVIDA ... e/ou o Universo dos Beneficiários" do ACT/EDP 2000 ... e/ou ainda o "Universo dos MAIS VELHOS ... e, o "Universo dos Beneficiários" do Sistema FLEX ... e/ou o "Universo dos antigos contratos individuais" ... e/ou ainda o "Universo dos MAIS NOVOS.

 

 

CONCLUINDO ... na "actualidade" do Movimento Sindical ... 

o SINDEL - Sindicato Nacional da Industria e da Energia ...  É "DIVISIONISTA" !! 

 

 

Mas também ... É "MESTRE" NA SUBSERVIÊNCIA !!

 

 POR TER "CHEGADO AO PONTO" ... , de aceder a testemunhar (em Tribunal) ...  "A FAVOR" (de Entidades Patronais) ... e, consequentemente ... "CONTRA" (os Trabalhadores) ... que diz "representar". 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Favoritos