Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jornal Online 'efepe' / sindical

Jornal Online 'efepe' / sindical

ALERTA ... para os Descontos na Segurança Social

por efepe, em 18.12.17

fcp1.png

 

Alerta.png

 

______ REACÇÕES ______

 

 

Caro Fernando Pegas

 

Tenho acompanhado os comunicados do seu sindicato que acho deveras interessantes e que agradeço.

 

No que se refere aquele em que alertava para as carreiras contributivas para a segurança social, existe um fato que certamente não é do conhecimento geral nem tão pouco da maioria dos trabalhadores afetados.

 

Os trabalhadores integrados na EDP até 1984 e oriundos dos municípios que detinham a distribuição de energia elétrica tinham carreiras contributivas na caixa geral de aposentações que deixaram de ter em 1984 quando transitaram para o regime geral (segurança social) em uniformização comos restantes trabalhadores da EDP.

 

Ora nessa altura e suportado por legislação ou não a CGA entregou à EDP o valor correspondente às contribuições de cada um dos trabalhadores para que a EDP regularizasse junta da segurança social a situação de cada um para que a carreira contributiva ficasse toda na SSocial.

 

No entanto, a EDP face á exigência da Segurança Social do pagamento de coimas por atraso na entrega das contribuições, decidiu unilateralmente não entregar as importâncias recebidas da CGA e ficar com elas.

 

Esta atitude privou algumas centenas de trabalhadores de vários anos de carreira contributiva, vejamos um hipotético exemplo:

 

Trabalhador admitido nos serviços de eletricidade de Anadia em 1974, integrado na EDP em 1981, hoje com 66 anos, vai ter uma reforma calculada com base numa carreira contributiva de 33 anos, quando na verdade foram-lhe retidas importâncias referentes 43 anos.

 

A maior parte dos trabalhadores desconhece esta realidade, a meia dúzia dos que até agora reclamaram a EDP, através do fundo de pensões, está a atribuir a diferença que resulta da diferença do calculo considerando a totalidade da carreira, mas nos casos em que a carreira contributiva sem os anos da CGA é igual ou superior a 40 anos a EDP considera que não há prejuízos para os trabalhadores e não atribui qualquer complemento.

 

A EDP penaliza de várias formas os trabalhadores já que:

- Impede os trabalhadores de terem uma pensão integramente suportada pelo CNP.

- Impede os trabalhadores de auferirem bonifico de pelo menos 5 anos considerados nas carreiras contributivas com mais de 40 anos.

- Sujeita os trabalhadores à pendência de um fundo pensões cuja duração é uma incógnita.

- Impede os trabalhadores de auferirem uma pensão da CGA traduzida na pensão unificada, já que as contribuições não estão naquela instituição.

 

Alguns trabalhadores estão a solicitar na CGA a contagem de tempo convencidos de que estão lá as suas contribuições e a CGA está a enviar ofícios à EDP solicitando declarações de efetividade, no entanto a EDP não responde À CGA metendo os ofícios na Gaveta.

 

Há trabalhadores que solicitam diretamente á EDP tais declarações e a EDP não passa essas declarações nem informa os trabalhadores porque não o faz.

 

Nenhum dos sindicatos que representa estes trabalhadores até agora tomou qualquer atitude, embora pelo menos um deles tenha conhecimento.

 

No universo de centenas de trabalhadores integrados oriundos dos Municipios, quanto não será o montante arrecadado indevidamente pela EDP, com correção monetária e juros certamente dará para pagar o prémio do CEO, mas não chega para regularizar a situação dos trabalhadores junto da SSocial.

 

Com os lucros astronómicos apresentados todos os anos a EDP apresenta que se apresenta como modelo disto daquilo e não sei mais não se inibe de continuar a prejudicar os trabalhadores e esconder informação sobre essa mesma situação.

 

Apelo para que seja desmascarada esta situação e a EDP penalizada, pois é crime reter as contribuições dos trabalhadores e não as entregar à SSocial.

 

Investigue-se, como diz o outro.

Um abraço.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Favoritos