Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ontem, segunda-feira dia 21 de Agosto de 2017, no piso - 2, do Edificio Sede sito na Avenida 24 de Julho, 12, em Lisboa, e sob a orientação do Eng. Miguel Setas, na qualidade de Administrador dos Recursos Humanos e em representação do CAE, realizou-se a "REENTRÉ" das Relações Laborais no Universo EDP, na sua geografia de Portugal.
A "Reentré" ... (em termo utilizado pelo Eng. Miguel Setas), e de uma forma generica, seria consubstanciada na apresentação da Agenda para o 2º Semestre de 2017, bem como de uma pequena análise ao 1º Semestre de 2017, que globalmente não foi um bom indicador, de acordo com as palavras daquele Administrador.
Da Reunião de Trabalho à Reunião Plenária ...
Ainda na primeira quinzena do mês de Julho, o Gabinete de Relações Laborais do Grupo EDP remeteria para todos os parceiros sociais sindicais, o "convite" seguinte:
É na sequência deste "convite" que ...
- A Frente Sindical UGT "gere" um documento, datado de 1 de Agosto, ao qual é atribuído a denominação de "Manifesto";
e,
- A Frente Energia CGTP "gere" um outro documento, datado de 3 de Agosto, ao qual é atribuído a denominação de "Caderno Reiinvidicativo";
São estes documentos, suportados em comunicações das respectivas Comissões Negociadoras Sindicais (Fiequimetal e Sindel), que causam enorme "surpresa" em todo o Universo EDP, e também no CAE, conforme foi referido pelo Eng. Miguel Setas.
Face a estes documentos, mas também face às comunicações das restantes Comissões Negociadoras Sindicais (designadamente, do SINOVAE e do SIEAP), é que a inicial Reunião de Trabalho (cfr. convite de Julho) seria transformada em Reunião Plenária (cfr. é referido no power point de apoio à reunião de ontem).
Por fim, foi também devido à intervenção sindical que, a Agenda ou Ordem de Trabalhos seria alterada para a seguinte:
--- a) Colónias e Campos de Férias;
--- b) Subsidio de Estudo a Descendentes;
--- c) Saúde;
--- d) Lojas;
--- e) Outros assuntos:
- Concessão de energia electrica;
- Admissões;
Já à Mesa de Negociações, a agenda ou ordem de trabalhos seria ainda alterada, com o acréscimo do tema da Evolução Automática decorrente da Avaliação do Desempenho.
Concluindo ...
O Eng. Miguel Setas manifestaria aos parceiros sociais sindicais, a forte disposição da EDP para o Diálogo Social. E,
Em consequência disto mesmo,
o Eng. Miguel Setas ainda manifestaria a abertura "imediata" de Negociações, no ambito do ACT/EDP, das matérias em cima da Mesa de Negociações.
---------------------------------------------
Depois da Reunião Plenária, na qual TODAS as Comissões Negociadoras, quer a empresarial, quer as sindicais, tiveram a oportunidade de manifestarem as suas "posições" sobre as várias matérias da Agenda ou Ordem de Trabalhos, foi concedida a palavra ao Dr. Adriano Moreira, na qualidade de Assessor EDP, que sublinharia a importância de um "Diálogo" permanente e que não valeria a pena "Quebrar Diálogos", no ambito da Contratação e/ou da Negociação Colectiva no Grupo EDP, na sua geografia de Portugal.
Neste propósito, e sem mais demoras, o Administrador do pelouro de Recursos Humanos, Eng. Miquel Setas, lançaria um desafio aos parceiros sociais sindicais, sobre a futura Agenda Temporal.
A CNS/SINOVAE tomaria a iniciativa de propor a realização de Reuniões Bilaterais entre o parceiro empresarial e todos os parceiros sindicais, e no final uma Reunião Plenaria, no sentido da obtenção do necessário "consenso" global.
Esta proposta seria aceite, sem qualquer tipo de oposição.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.