Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
No passado dia 25 de Agosto de 2016, a Direcção do "novo" SIESI emite o comunicado seguinte:
Ora, por força da entrada em vigor do ACT/EDP2014, e da adesão ao mesmo da empresa Tergen, as partes outorgantes (com o SIESI incluído) estabeleceriam dois "Protocolos" no sentido de se praticar um Horário de Trabalho de 40 horas, no regime de laboração contínua por turnos, nas Centrais do Carriço e Mortágua (um dos protocolos) e na Fisigen - Barreiro (o outro protocolo).
Evitando-se, deste modo, a criação da sexta equipa, nas Centrais do Barreiro (Fisigen), do Carriço e de Mortagua.
É bom que se diga que ...
As partes "outorgantes" sindicais, em nome de uma "representatividade muito duvidosa" de trabalhadores, e ignorando os legítimos interesses dos trabalhadores (nomeadamente, quanto ao tempo de descanso), aprovariam "sem reservas" os interesses da empresa Tergen (nomeadamente, na não constituição da sexta equipa), e estabeleceriam um ACORDO "PROTOCOLAR" para a implementação do Horário de Trabalho de Quarenta (40) Horas.
Enquanto que, no ACT/EDP 2014, o Horário de Trabalho estabelecido é de Trinta e Oito (38) Horas.
Entretanto,
o SINOVAE "legaliza" a sua Adesão ao ACT/EDP 2014, e no imediato, tomaria conhecimento desta "triste" realidade (nas Centrais do Barreiro, Carriço e Mortagua), a pedido dos trabalhadores envolvidos (que chamariam o "nóvel" sindicato aqueles locais de trabalho).
Analisada e estudada a situação dos trabalhadores do Regime de Laboração Contínua (por turnos) das Centrais do Barreiro (Fisigen), Carriço e Mortágua, o SINOVAE decide avançar para a REVOGAÇÃO DOS PROTOCOLOS estabelecidos pelos "outros" sindicatos, com a empresa Tergen, através da "simples" exigência de cumprimento do estabelecido no ACT/EDP 2014.
Por fim,
importa salientar que, o SIESI é uma das "partes outorgantes" dos Protocolos (assinados com a empresa Tergen), por juridicamente, estar inserido na CNS Fiequimetal.
E de só agora,
O SIESI se predispôr (no próximo mês de Setembro de 2016) a ir à Central da Fisigen (no Barreiro) OUVIR OS TRABALHADORES (os principais interessados).
AFINAL, QUEM SÃO OS "CUCOS" ??
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.