Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Aos Reformados EDP

por efepe, em 15.12.17

JorgeFontesSilva.png

 - Por Jorge Fontes Silva

 

Em sequência do que já postei por aqui, dou continuidade ao assunto. 
Em especial para os reformados EDP 

 

Caros colegas.


Por informação atravessada, (!!!) tive conhecimento de que as pessoas que fazem parte (pela empresa) da comissão negociadora EDP, são advogados pertencentes a escritórios contratados pela EDP.


A ser verdade, considero lamentável que não tenham passado essa informação às pessoas que estão ligadas pelo AE, entre os quais os reformados.


Como certamente sabem, uma situação dessas é sempre muito mais prejudicial ao fator negocial, daí a razão de ser no comportamento da empresa no sentido de dar aquilo que muito bem quer (que é nada).


Como exemplo tenham em consideração (segundo parece !!!?? beneficio de energia e outros) o que já aconteceu com a REN, a qual estavam com direitos iguais aos da EDP (não esquecer que eram oriundos do setor elétrico).


Cada vez mais, é urgente a unidade nas comissões negociadoras sindicais (o que até à data não tem acontecido, o que leva a que a empresa ponha e disponha), organização com chamada à mobilização dos reformados, bem como a razão de ser de todo o meu exposto.


Peço-vos o máximo de atenção ao documento que em anexo vos envio, e já agora uma informação reciproca o mais detalhada possível, no sentido de alertar consciências na possível perda de direitos.


Com os melhores cumprimentos, fico ao dispor.
Jorge Fontes

 

------------------------------

 

Exmos. Srs/Caros Colegas

 

Em continuidade ao já, por mim apresentado (preocupações nas negociações do novo AE/EDP em particular no que concerne aos reformados), venho novamente exigir às Comissões Negociadoras o redobrar de atenção e firmeza nos objetivos da defesa dos direitos, em particular dos Reformados.

 

Abaixo descrevo as preocupações e reparos de um conjunto de pessoas (pessoas essas que trabalhamos em conjunto essas preocupações/reparos) na situação de reformados.

 

O avolumar de reformados, carece de modo muito rápido e ativo, que haja alguma estrutura que acompanhe os socialmente já enfezados apoios, pós reforma e que foram garantidos, geral e individualmente a quando da hora de deixar os serviços.

1 - Energia a custos reduzidos

2 - Complementos devidos para manutenção de BR

3 - Serviços Médicos complementares (cada vez menos complementados)

4 - Complementação de subsídios sociais a descendentes inválidos ou/e em fase escolar.

5 - Se há na hora do desvinculo laboral, para a reforma, um cardápio de complementaridade em benefícios adquiridos em negociações, apenas ao Contrato de Trabalho, há que os exigir, se o mesmo não acontecer, está em causa a garantia contínua e honrada do mesmo acordo.

6 – As Comissões Negociadoras são incumbidas de não permitirem a redução ou má aplicação do instituído EDP/Reformados.

 

ASSIM – é exigível aos reformados terem representantes nas negociações. Há que fazer força para que o mesmo seja atendível pelas Estruturas Sindicais, tenham ou não associados; futuramente haverá mais reformados (ainda contemplados) e não é só a Tabela Salarial que deve ser atualizada. Os subsídios, reconhecimento do que foi uma vida ao serviço e formação duma Empresa, como a EDP, são a imagem dela própria, de seus gestores, seus trabalhadores e seus representantes como negociadores sindicais

 

CONCLUINDO:

 

a) É, de junto das comissões negociadoras, exigir representatividade de Reformados; não existindo será uma representação oca.

 

b). Pela não institucionalidade da AREP ser representativa em negociações contratuais, levar em diante a criação duma Frente Negociadora Abrangente/EDP.

 

c) Mandatar a APRE (Associação de Apoio aos Reformados) para junto da EDP exigir presença em defesa dos aposentados EDP, sem estrutura representativa.

 

NOTA: O começo duma Frente, carece de apoio e dinâmica mobilizadora, que será forte por decacatapultação (cada reformado mobilizar 10)

 

Há soluções, haverá mobilização… comecemos pelos pontos da conclusão.

 

Para que tenham presente a consciência do que foi o sector Elétrico Português e o seu desenvolvimento ao longo dos anos (onde se conquistaram direitos) deixamos aqui o que justifica a razão de ser das nossas (reformados) preocupações.

 

Negociações EDP

O setor Elétrico Português, constituído na segunda metade do sec. XX por 14 empresas, emprateleiradas em Rede Primária e Rede Secundária, todas apoiavam na saúde os seus trabalhadores, com sistemas autónomos e a custo das mesmas, como que para dar resposta a um insípido serviço de saúde e previdência a nível nacional.

 

Com a reorganização do Setor Energético, após a alteração política sucedida em Portugal, aconteceu o nascer dum SNS e o garantir no setor, dum sistema de complementaridade, por parte da formada EDP, na saúde e assistência medicamentosa aos seus trabalhadores… recorde-se a unificação do setor da Eletricidade e o trabalho longo e cuidado a cargo do Dr. Ferraz de Abreu, toda a EDP fez da “palavra dada, palavra honrada”… os trabalhadores ficaram complementarizados com um esquema de saúde, que não contestaram, que aceitaram, que têm sabido defender para o manter.

 

Sucessivamente, com redução de valias médicas, com aumentos da mútua diferida para as BR’s, encerramento de instalações de prestação de cuidados imediatos, com a criação de co-pagamentos, uma também cada vez menor contratação de clínicos especialistas, um cada vez mais encaminhar de soluções médicas para o SNS, e um apoquentador não considerar doenças da idade sem comparticipação, sentem os trabalhadores que cada vez mais doentes, são mais doentes pagadores do que trabalhadores acompanhados na saúde e na doença.

 

Em defesa do SNS e duma complementaridade da EDP, há que saber defender ambos e deixar bem registado que antes do SNS já o Setor Elétrico comtemplava seus trabalhadores com um Serviço assistencial na doença.

 

O Anexo VIII do Contrato de Trabalho, não pode e não aceitará uma “americanização” da saúde na EDP, pois que também nunca será um inferidor dessa atitude, como complementaridade ao Serviço Nacional de Saúde.

 

É já muito complexo qualquer comparticipar na saúde dos portugueses, complexidade que também conhecem os trabalhadores, reformados e pensionistas da EDP, contudo afirmam-se como defensores do seu sistema de conjunto SNS/SÃVIDA. Há que melhorar os serviços de assistência e não encarecê-los, há que dignificar a missão prestadora de acompanhamento na doença aos servidores e familiares enquanto o são também utentes do SNS. Á EDP é devido esse direito e dever do mesmo e de tal se orgulhará.

 

Os colaboradores, quer no ativo quer na situação de aposentados/reformados, sabem bem o que é a “americanização da saúde”… são disso usufrutuárias as Seguradoras, que de incumprimento em incumprimento, fazem da doença e indiferença, uma medicina protocolizada onde até os clínicos ficam limitados a um portal de prognóstico e receituário de a cada médico um protocolo, a cada protocolo um só receituário; cada utente é um número de números, deixando de ser pessoa.

 

A EDP não é isto, é sim – Empresa com história social e como tal terá de ser notadamente sociedade na sociedade portuguesa.

 

 

-------------------------------

REACÇÕES

-------------------------------

 

25299090_1910283489001587_4390197511631430484_n.jp

(SIEAP - 15-12-2017)

-------------------------------

Revogação.png

 (Fernando Pêgas - 16-12-2017)

-------------------------------

 

E não só isto que acontece.........


Quanto ás colónias de férias, quem se inscreveu e foi aceite,

as datas dos mesmos foram divulgadas.

 

 

Entrando em contacto com a empresa via telefone

dizendo que não era possível concretizar essa data,

pois a minha filha iria estar ausente,

fora do País em visita de estudo e só haver essa oportunidade,

daí não enviar fotocópias de cartões solicitados nem ficha de inscrição

e ficha de médico para conclusão do mesmo.

 

 

Em Novembro descontaram-me 100 euros com informação

que me foram retirados por desistência.

Pois não aconteceu desistência alguma,

a inscrição não foi totalizada e dei informação.


Eis a empresa que temos,

damos informação e rouba-nos sem mais nem menos.

Vergonhoso

(Anónimo - 16-12-2017 01:54)

 

-------------------------------

 

Como reformado da EDP a sensação que tenho

é que estamos ao lado do que se passa na EDP.

 

Tirando a revista da EDP pouco mais temos.

Na era da informação e da informática

não se compreende porque razão

os reformados da EDP não têm um acesso à intranet da EDP.

 

 

Não temos acesso às listas de médicos

e descontos do conciliar EDP, etc.

 

 

Para a inscrição no sitio dos descontos do conciliar EDP

obrigam a ter um endereço digital da EDP.

(Julio Botica - 16-12-2017 22:17)

 

-------------------------------

 

Sem duvida que devemos exigir estar presentes nas negociações

(Anónimo - 16-12-2017 22:49)

 

-------------------------------

 

 ....COMPLETAMENTE DE ACORDO.

Depois de 36 anos de trabalho na EDP,

parece que nunca lá estive....!!!...

que ligação temos ao nosso passado lá??

(Carlos Alberto Oliveira Camilo - 17-12-2017 00:31)

 

-------------------------------

 

 Somos infelizmente o terceiro mundo

(João Manuel Lopes - 17-12-2017 09:27)

 

-------------------------------

 

100% de acordo.

(João Salgado - 18-12-2017 18:45)

 

-------------------------------

 

Partilho da preocupação dos inúmeros colegas,

e não aceito a marginalização das gerações,

que mais limitadas cientificamente construiram esta grande empresa.

 

Aos atuais ativos solicitamos,

respeito e o devido tratamento.

 

 

Como sempre estou disponível para essa legítima defesa.

Abç.

(Anónimo - 18-12-2017 22:09)

 

-------------------------------

 

Como complemento acrescento

o meu link nessa casa EDP - n.188158.

(Anónimo - 18-12-2017 22:13)

 

-------------------------------

 

Se os trabalhadores do activo já só contam

como número para os Accionistas da EDP,

que será dos Pré e dos Reformados ??.


Aqueles que construíram o Grupo EDP,

são os que mais vão sofrer.

(Francisco Teixeira - 18-12-2017 22:24)

 

-------------------------------

 

Estou plenamente de acordo.

As fotos do jantar de Natal, de Beja,

foram colocadas no Público.,

Como nós reformados,

não temos acesso ao sitio do Público, da EDP,

logo não temos acesso a ver as fotos

(Jacinto Palma Nobre - 18-12-2017 23:26)

 

-------------------------------

 

Caro amigo concordo com tudo k diz,

infelizmente á uns anos para cá, tem Cido uma vergonha,

nas negociações p os reformados.

Mesmo os k estão no activo, também não têm vou representação.

Está empresa desde k entraram o chineses ,

e a vergonha k se vê,

o presidente a ganhar o balurdio k ganha,

a ceita a volta dele , o mesmo .

O trabalhador é k se fode.

Um bom Natal, um abraço

(Jose Manuel Leite Teixeira - 19-12-2017 09:33)

 

-------------------------------

 

 Penso que deveríamos actuar,

preparar já uma comissão de reformados

com poderes e representação na CN!!!

(João Magalhães - 20-12-2017 22:47)

 

-------------------------------

 

É urgente, a criação de uma Estrutura Organizada e Específica,

que tome conta dos verdadeiros interesses dos Reformados e Pensionistas EDP,

à Mesa das Negociações no ambito do ACT/EDP.

 

 

Uma vez que,

as actuais Comissões Negociadoras tem multiplos interesses

para além do Grupo EDP, e "apenas" tem vindo a interessar-se

pelos Colaboradores e Trabalhadores, e muito mal,

uma vez que permitiram a diferenciação entre

beneficiários do ACT2000 e beneficiários do Plano Flex.

 

 

Quem assim aje,

JAMAIS PODERÁ TER A CONFIANÇA

dos Pensionistas e Reformados EDP,

que tem uma representatividade entre os 75 e os 80 %

do total dos actuais beneficiários dos direitos e regalias

consagrados no ACT/EDP 2014.

MÃOS À OBRA.

(Miranda Rosa - 20-12-2017 23:56)

 

-------------------------------

 

Urgente1.png

Urgente2.png

Urgente3.png

 

Sr. Jorge Fontes Silva,

O seu documento frisa os pontos essenciais

Sobre a problemática dos direitos e regalias dos trabalhadores

e reformados/pensionistas da EDP.

Mas, torna-se um pouco complexo,

deveria ser mais aberto e abrangente das matérias focadas.


Refere inicialmente, a força de ataque aos direitos e regalias

que têm vindo a ser sonegadas aos trabalhadores/reformados /pensionistas,

sem que aja ou tenha havido qualquer reacção das ERTs,

pelo menos que se saiba.


Isto, é o reflexo da falta de lideranças quer nos sindicatos

quer nas comissões de trabalhadores, que não têm mostrado capacidade

para enfrentar esses tais gabinetes de advogados.

O resultado de tudo o que aconteceu/acontece/irá acontecer,

está de certa forma plasmado no comentário do Sr. José Manuel Leite.

Temos um colega que andou nas negociações dos Estatutos,

em tempos passados e que está ainda no domínio dos artigos então negociados.


Penso que ele irá ler estes comentários,

e eventualmente irá intervir,

porque é e sempre foi um homem de luta na busca de consensos.

Falar do que foi a empresa desde a década de 1950,

é falar do humanismo,

nas muitas e insuperáveis dificuldades então vividas,

o que então se criou com suor sangue e lágrimas,

para agora tudo desaguar na febre devastadora dos ACCIONISTAS.

(Camilo Pinto - 06-01-2018 15:12)

 

-------------------------------

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:37


7 comentários

De Anónimo a 16.12.2017 às 01:54

E não só isto que acontece.........
Quanto ás colónias de férias, quem se inscreveu e foi aceite, as datas dos mesmos foram divulgadas. Entrando em contacto com a empresa via telefone dizendo que não era possível concretizar essa data, pois a minha filha iria estar ausente, fora do País em visita de estudo e só haver essa oportunidade, daí não enviar fotocópias de cartões solicitados nem ficha de inscrição e ficha de médico para conclusão do mesmo. Em Novembro descontaram -me 100 euros com informação que me foram retirados por desistência. Pois não aconteceu desistência alguma, a inscrição não foi totalizada e dei informação.
Eis a empresa que temos, damos informação e rouba-nos sem mais nem menos. Vergonhoso

De Anónimo a 16.12.2017 às 22:49

Sem duvida que devemos exigir estar presentes nas negociações

De Anónimo a 18.12.2017 às 22:09

Partilho da preocupação dos inúmeros colegas, e não aceito a marginalização das gerações, que mais limitadas cientificamente construiram esta grande empresa. Aos atuais ativos solicitamos, respeito e o devido tratamento. Como sempre estou disponível para essa legítima defesa. Abç.

De Anónimo a 18.12.2017 às 22:13

Como complemento acrescento o meu link nessa casa EDP - n.188158.

De Anónimo a 23.07.2018 às 13:02

Infelismente a "maior" estrura Sindical "pelo seu passado" tem a liderança entregue a um (BC) que percebe de tudo e só ele é que sabe. Não é de esperar melhorias!... A incompetência paga-se caro.!... os senhores congressistas que permitiram que isto chegasse a este ponto, que visitem os locais de trabalho , e convenção principalmente os pré-reformados que estão a trabalhar. Para os reformados a unica coisa que as estruturas sindicais querem é o "dizimo". Abraço

De Anónimo a 13.11.2019 às 17:15

Sabiam que a Sãvida analisa e indefere os Pedidos de Reembolso, não com base no articulado do Anexo VIII, Saúde, do ACT, mas sim com base num documento que ela mesmo elaborou, com regras próprias consoante a sua vontade, a que designou de PLANO e que não dá a conhecer a ninguém???!!!...

De Anónimo a 13.11.2019 às 17:28

Talvez já seja tarde mas, tal como pelos vistos já fez a Empresa, os trabalhadores precisavam de ser representados na mesa de negociações, por PROFISSIONAIS.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D