Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



EmidioFevereiro.png

 

José Camisão e Maria do Céu Serafim

lembram-se

 

quando nos fecharam o Posto Médico de Almada, a "cartinha" que recebemos dizia que para salvar o Posto Médico de Lisboa na 5 de Outubro Almada tinha que fechar.

 

Foi uma transferência onde ninguém se preocupou com 0 "martelar" da SÃVIDA, mais o atendimento por certas pessoas era inqualificável e um certo prazer de nos disciplinar.

 

Desde sempre que a Seg Social nos fez a vida negra, dependíamos de Setúbal para levantar as vinhetas e os impressos o que não era tarefa fácil.

 

Durante muito tempo não pagámos taxas moderadoras mas agora porque carga de água eu tenho que pagar uma taxa moderadora à Segurança Social para pedir, por exemplo, uma credencial para uma qualquer consulta abrangida pela minha, nossa mútua de seguro.

 

Porque será que continuamos a não dispor de lista dos convencionados onde livremente temos tempo de escolha e não frente a um médico com este a debitar nomes e termos que escolher na hora.

 

O acabar com a SÃVIDA começou quando esta iniciou a sua actividade, ao longo dos tempos sem darmos conta as alterações que se iam verificando contribuiram para estarmos agora aqui a tentar descobrir quem é o pai da criança.

 

Quantas coisa ao longo dos tempos vimos que isto iria acabar assim?

 

Agora Sindicatos, Comissões de Trabalhadores, manifestações que força têm para reverter aquilo que já está em marcha?

 

Uma coisa é certa, a minha USF da residência continuará a ser a principal e a SÃVIDA o apêndice, porque nas intalações do SNS a entrada só me é garantida pela minha USF-

 

Já lá vai o tempo em que a SÃVIDA estava em 1º e anos a fio sem ir à "Caixa".

 

José Camisão tu que sabes muito aparece e fala

 

 

Um abraço a todos e que melhores ventos venha para todos nós.

 

Reacçoes.png

 

--------------------------------

 (copiado da pagina do facebook de Fernando Pêgas)

--------------------------------

 

Emidui Fevereiro.png

DIVULGANDO, PELA SUA IMPORTANCIA ...

o comentario de Emilio Fevereiro de 27 de Agosto de 2018,

no Blog Jornal Online 'efepe' / sindical

 (Fernando Pêgas - 01-09-2018 16:37)

 

--------------------------------

 

Emidio Fevereiro relativamente à lista dos médicos convencionados ninguém consegue ter acesso.

Espero que agora talvez com a lista dos dentistas possam acrescentar as restantes especialidades e que os utentes da Savida tenham acesso.

 (Maria do Ceu Serafim - 01-09-2018 19:43)

 

--------------------------------

 

Maria Do Ceu Serafim e os serviços de dentes continua na PT ou já mudaram?

 (Margarida Parada Pinto - 02-09-2018 16:38)

 

--------------------------------

 

Fim de setembro acaba.

Depois acho que pudemos escolher um médico dos convencionados das listas que parece que vão estar disponíveis no balcão do posto médico da Savida. No recibo do vencimento deste mês vem uma informação.

(Maria do Ceu Serafim - 02-09-2018 17:15)

 

--------------------------------

 

Maria Do Ceu Serafim obrigada

 (Margarida Parada Pinto - 02-09-2018 18:30)

 

--------------------------------

 

 Info Boletim Vencimento: ACABOU

 (Emidio Fevereiro - 02-09-2018 21:08)

 

--------------------------------

 

Amanhã vou à minha médica esclarecer este assunto.

 

À cerca de um mês foi à PT por causa de um dente chumbado o qual se estava a soltar. Nada foi feito porque o solução era para uma coroa e como o acordo estava a acabar nada feito. Resolvi o problema continuei a comer e mastigar por cima do dito dente o chumbo foi à vida, fui à PT a outro médico e já tenho o meu problema resolvido com nova restauração.

O acordo esta em vigor como tal deve ser aplicado sem senãos.

Amanhã darei noticias pois vou pedir credencial para estomatologia.

 (Emidio Fevereiro - 02-09-2018 21:15)

 

--------------------------------

 

O acordo termina no final de setembro.

(Maria do Ceu Serafim - 02-09-2018 21:47)

 

--------------------------------

 

O prometido é devido:

Reformado não tem acesso à lista dos médicos com acordo, ao contrário dos trabalhadores no activo, ordens da Administração em não acedermos ao sistema interno.

 

Escolha do médico é feita na hora da consulta e posteriormente segundo processo já usado.

 

Quando estive na PT alguém me disse que a SÃVIDA queria baixar os valores a pagar, o que não foi aceite mas também me disseram que aquilo que a SÃVIDA paga cá fora poucos querem trabalhar ou mesmo desistir, colegas de profissão conversam sobre este assunto e sabem o que se passa.

 

Também parece que a PT não respira muitos bons ares de sobrevivência, aliás foi dito na PT que estavam a preparar um pacote de preços para os utentes da SÃVIDA que desejem continuar lá os cuidados de estomatologia, curioso.

 

È sabido que Sindicatos só defendem quem está associado e trabalha porque são a ferramenta para as lutas partidárias, aqueles que podem paralisar a empresa, nós reformados temos um contributo de ZERO, portanto não lhes interessamos para nada, somente a quota paga tem valor.

 

A AREP muito dependente da EDP tem pouca margem reivindicativa, o que nada pode fazer quanto a enfrentar a administração da empresa.

 

O grande problema é e sempre foi um grande divorcio entre os trabalhadores no activo e os que estão reformados, Solidariedade é a que se vê, quem tem conhecimentos lá dentro se vai safando e assim vamos caminhando e protestando, e cada vez a ficarmos sem nada. pagamos uma Mútua de Seguro e não temos o direito básico de INFORMAÇÃO,

 

Quanto mais informados mais reivindicativos, quanto menos informados mais fácil de nos controlar, enfim o que uma vez sonhámos ser muito bom, diziam os antigos colegas isto algum dia ACABA.e tinham razão está mesmo acabando.

 

Mas isto vai acabando aos poucos, por um lado, por outro se a Seg Social acabar com a UCSP SA VIDA (EDP) os nossos colegas vão ter o mesmo caminho que tivemos anos atrás

 (Emidio Fevereiro - 03-09-2018 14:22)

 

--------------------------------

 

 Fevereiro subscrevo tudo o que dizes.

Mas aumentarem a Mútua de Seguro isso aumentam.

Não entendo qual o problema dos reformados puderem terem acesso à lista dos médicos convencionados. Paguei para os sindicatos quase 50 anos até não me importava de continuar a pagar mas perante a passividade dos sindicatos não interessa. Ninguém tinha conhecimento do fim do acordo com a PT os reformados é que alertaram para a situação. Espero que em relação à lista dos médicos os sindicatos façam alguma coisa. Enfim é o temos.

(Maria do Ceu Serafim - 03-09-2018 14:21)

 

--------------------------------

 

Alterei um pouco o que escrevi para não ferir mentes trabalhadoras. Maria do Céu bastava copiarem a ADSE. Como podem os sindicatos fazerem alguma coisa se os seus associados estão salvaguardados nesta e outras matérias

(Emidio Fevereiro - 03-09-2018 14:26)

 

--------------------------------

 

Se a PT está com pouca saúde alias eles prestam serviços a mais entidades, com a saida da SÃVIDA devem levar um abanão, e nós como estamos?

 

Lembras-te que no ano de 2001, se minha memória não me falha, de um dia para o outro o que eram duas Unidades de Rede passaram a ser uma, e quem estava a mais desapareceu. Com a SÃVIDA vai acontecer o mesmo.

 

Tenho como amiga uma colega que foi Psicologa na 5 de Outubro, e de um dia para o outro acabarm com as consultas, reforma com os Psicologos e os doentes que se LIXASSEM sem o mínimo respeito dos intervenientes.

 

Com a SÃVIDA vai acontecer o mesmo por isso a minha médica do SNS me disse para eu nunca me esquecer de que este é o serviço que me garantirá a minha assistência na saúde o resto, subsistemas de saúde existem enquanto os detentores deles quiserem, e quanto a pagares e não opinares foi uma tua e nossa opção em termos usufruto do EUP.

(Emidio Fevereiro - 03-09-2018 14:37)

 

 

--------------------------------

 (copiado da pagina do facebook do grupo fechado Comunidade EDP)

--------------------------------

Divulgando1.png

  (Fernando Pêgas - 01-09-2018 16:37)

 

--------------------------------

 

Boa tarde!!! 

Eu também me lembro muito bem dessas e de outras situações.

  (Ivone Perdigão - 01-09-2018 17:48)

 

--------------------------------

 

Eu tinha tanto que dizer....

sobre os médicos da Savida.....nas já não vale a pena....porque quando saímos para o Servo Nacional de Saúde....já era tarde demais.
Já não vêjo dos dois olhos...somente umas sombras.

É agora andamos a lutar porque a pressão ocular está sempre muito alta.... sempre a mudar as medicações.
Eu ....tenho medo de perguntar....o porquê dos olhos como estão.....
tudo para quê..? se não vê...


Eu como cuidadora...vou fazendo os tratamentos de duas em duas horas com intervalo de 15 minutos....e comprimidos..
Desculpem o desabafo ...é talvez a minha dor a falar.
Beijinhos.

(Ivone Perdigão - 01-09-2018 18:05)

 

--------------------------------

 

Se tiver algum erro.. desculpem....porque não estou com coragem para ir ler...

  (Ivone Perdigão - 01-09-2018 18:09)

 

--------------------------------

 

Independentemente das críticas que se façam à Sãvida, médicos convencionados, etc não nos devemos esquecer que esta empresa é uma extensão dos postos da Segurança social e não é um subsistema de saúde.....

 

 (António Carlos Dias - 01-09-2018 21:06)

 

--------------------------------

 (copiado da pagina do facebook do grupo fechado EDP)

--------------------------------

Divulgando2.png

  (Fernando Pêgas - 01-09-2018 16:31)

 

--------------------------------

 

Pois eu lembro-me na altura ninguém se preocupou com o termo nos que deslocar a Lisboa para uma consulta, para pedir-mos uma receita ou uma credencial. Subscrevo tudo o que o Colega Fevereiro tão bem expôs. Desde essa altura que a assistência médica tem andado ao sabor de alguém que põe e dispõe e muitas vezes nem se digna informar os trabalhadores, reformados e pensionistas que vão sabendo quando os colegas de Lisboa vão fazendo o favor de passar a informação.

  (José Domingos Martins Marques - 03-09-2018 16:26)

 

--------------------------------

 (copiado da pagina do facebook do grupo publico Amigos EDP Setubal)

--------------------------------

EstomatologiaEDP2.png

 (Fernando Pêgas - 03-09-2018 16:07)

 

--------------------------------

 

 Aquando do encerramento do Posto Médico de Almada, foi marcada uma manifestação de protesto para aquele local. Pois bem. Passei por lá e não contei dez (10!) utentes na dita manifestação. Não significa que a presença de cem ou até mil utentes evitasse o seu encerramento mas seria um sinal/aviso para a administração da Sãvida. Adiante, que se faz tarde...

(Mario Orlando Moura Pinto - 04-09-2018 12:40)

 

--------------------------------

 

Pois ... são de sinais/avisos não só para a Administração da Savida, mas também para a Administração do Grupo EDP, QUE URGE PROMOVER. Não de uma forma "desgarrada", mas em acções sindicais "concertadas" entre todos os parceiros sindicais. Quem ousa dar o primeiro passo ?

 (Fernando Pêgas - 04-09-2018 17:53)

 

--------------------------------

 (copiado da pagina do facebook do grupo publico EDP)

--------------------------------

EstomatologiaEDP1.png

(Fernando Pêgas - 03-09-2018 16:09)

 

--------------------------------

 

Tantos casos vividos e quse nenhumas soluções apontadas!!!

(Joaquim Guimarães - 03-09-2018 16:55)

 

--------------------------------

 

Meu caro Joaquim Guimarães, as SOLUÇÕES deveriam ser apontadas através da Comissão de Acompanhamento do Esquema de Saúde que foi INSTITUÍDA PELO ANEXO VIII do ACT/EDP 2014 (como um órgão de natureza consultiva), e cujos dois representantes dos trabalhadores são indicados um pela Frente Energia/CGTP e outro pela Frente Sindical/UGT.

  

MAS CUJA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO,

simplesmente NÃO FUNCIONA !!

(Fernando Pêgas - 03-09-2018 17:18)

 

--------------------------------

 

O que não funciona deve ser encaminhado a uma oficina, numa tentativa de ver corrigido o problema e, acaso não haja solução deverá ser reciclado!

(Joaquim Guimarães - 03-09-2018 17:32)

 

--------------------------------

 

Verdade Joaquim Guimarães. Mas, na verdade, é que também não há uma "oficina" (entenda-se uma verdadeira UNIDADE REINVIDICATIVA) capaz de corrigir os problemas quer os relacionados com a Saúde, quer outros. Pelo que a "RECICLAGEM" (substituição das peças de reserva e/ou de desgaste rápido) é efectivamente a MELHOR SOLUÇÃO.

(Fernando Pêgas - 03-09-2018 17:46)

 

--------------------------------

JoaquimGuimaraes.png

(Joaquim Guimarães - 03-09-2018 17:49)

 

 

--------------------------------

 (copiado da pagina do facebook de Fernando Pêgas)

--------------------------------

40683935_432793994208959_8887525681869619200_n.jpg

 ATÉ A "CIRCULAÇÃO DA INFORMAÇÃO" SOBRE A SÃVIDA ...

É DEGRADANTE !!!

(Fernando Pêgas - 03-09-2018 18:36)

 

--------------------------------

 

Temos que obrigar à mudança.

(Joaquim Guimaraes - 03-09-2018 20:09)

 

--------------------------------

 

Como ?

Se andamos todos dispersos.

(Fernando Pêgas - 03-09-2018 18:36)

 

 --------------------------------

 

Porque será? as pessoas já quase não acreditam nos líderes. Depois de encabeçarem a organização sentem-se como "deuses", fazem vôos mais altos e atraiçoam as bases.

(Joaquim Guimaraes - 04-09-2018 00:52)

 

--------------------------------

 

Terei de concordar contigo. Pois, penso que são os interesses das "bases" que devem determinar as agendas dos "dirigentes" e não o contrário. E, porque o modelo da "pirâmide invertida" tem de ser recuperado, é que achei por bem e bastante oportuno "avançar" com o projecto que está a dar os primeiros "passitos" na construção sólida dos seus alicerces.

(Fernando Pêgas - 04-09-2018 13:22)

 

--------------------------------

 (copiado da pagina do facebook do grupo fechado Comunidade EDP)

--------------------------------

 FernandoPegas.png

(Fernando Pêgas - 03-09-2018 18:36)

 

--------------------------------

 

Ainda bem que há o facebook,

para mim tem sido muito bom, desde que me fiz amigo do grupo EDP, vou consultando o que os meus amigos me vão alertando e eu o pouco que vou sabendo também faço por chegar a todos, tem sido uma grande ajuda obrigado. colegas.

  

(Avelino Forno - 03-09-2018 19:27)

 

--------------------------------

 

Mas, temos de fazer alguma coisa

(Fernando Rito - 03-09-2018 20:27)

 

--------------------------------

 

Nem que seja concentração no Marquês manifestações e outras lutas para os reformados e pré-reformados.

(Fernando Rito - 03-09-2018 20:31)

 

--------------------------------

 (copiado do Blog Jornal Online 'efepe' / sindical)

--------------------------------

 

EmidioFevreiro1.png

--------------------------------

Anonimo3.png

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:43


2 comentários

De Emídio Fevereiro a 03.09.2018 às 19:25

António Carlos Dias estou de acordo com sua corecção, e estas extensões dos postos de Seg Social foi um parto muito dificil, foi uma luta de muitos que já não estão entre nós com um espirito totalmente diferente daquilo que temos, cerca de mais ou menos 45.000, dos quais desconheço o número dos reformados e pensionistas.
Ivone Perdigão nós erradamente considerámos o sãvida , e bem o modelo ideal de cuidados da nossa saúde, nos esquecemos que a empresa estava a mudar e nós não soubemos mudar. Durante muitos anos colegas nossos de norte a sul junta a postos da sãvida deixaram os postos da Seg Social de lado e se entregaram de alma e coração a um projecto em vias de naufrágio. Neste momento eu por exemplo tenho uma médica de familia na minha USF sou bem atendido. Quanto ao Hospital da Amadora que tanto de mal se diz, tenho a experiência de um familiar que em 4 valência regularmente via às consultas, impecável, como em todo o lado existe o bom e o mau.Nunca é tarde para se mudar o meu oftalmologista é convencionado da sãvida, Dr Feijão, trabalha em S. José, pode ser que ajude, as melhoras e no outro dia quando disse que a conhecia perfeitamente queria dizer que a conheci em Almada pelo que lamento o meu exagero.As sua melhoras.

De Anónimo a 04.09.2018 às 22:14

A maioria dos administradores da Sãvida ao longo dos tempos o pensamento deles não estava nos beneficiários, mas sim na sua carreira e por isso quanto menos gastassem mais melhoravam o seu curriculum para novos voos.
As pessoas estão em 2º lugar...

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D