Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



fcp.png

 

Em continuação do debate de ideias, sobre a temática: 

Movimento Sindical do Grupo EDP ... EM GREVE

 

começado em

Movimento Sindical do Grupo EDP ... EM GREVE (I) através do link ...

https://jornalonlineefepe-sindical.blogs.sapo.pt/movimento-sindical-do-grupo-edp-em-115682

 

Vejamos agora, a continuação dos diálogos havidos

nas redes sociais (nomeadamente no facebook).

 

--------------------------------

 

Fernando Pegas, ok

e como disse no meu post anterior

não estamos de acordo.

 

É verdade que os dirigentes sindicais de todas as tendências, já lá estão há vários anos mas, isso é porque continuam a ser eleitos pelos seus representados em eleições livres e democráticas para as direções dos seus sindicatos. Logo é a cada sindicato que cabe dizer quais são os seus representantes à mesa das negociações.

 


Também há já há uns anos que não se vêem caras novas e jovens para poder reciclar alguns dos actuais dirigentes sindicais. Este problema já não é só de hoje. E acontece porque não há jovens a sindicalizar-se nos vários sindicatos. E assim sendo e porque o sindicalismo não pode parar, cada um tem a sua forma de continuar a fazer as omeletas com os ovos que tem.

 

A mim não me interessa quem são as pessoas que estão nas comissões de negociação com a EDP. O que me preocupa e interessa é as políticas que cada um defende na mesa da negociação.

 

E depois com a colaboração dos "amarelos" comprometidos com as posições da EDP,  o que sai dessas negociações é uma grande merda mas a culpa não pode ser igual para todos.


Recordo-lhe que a FIQUIEMATAL nunca pactuou com as posições dos outros sindicatos em que a sua posição sempre foi a mesma, ou seja, a de se "ajoelharem" às posições da EDP. Não é sério nem leal estar a dizer aos trabalhadores que a culpa das alterações à legislação laboral seja da responsabilidade da fiquiemetal, quando quem negociou e assinou esta alteração à contratação colectiva foram todas as Entidades Patronais, o governo do PS e a UGT. A CGTP, onde se inclui a fiquiemetal não aceitou esta proposta e votou contra ela e, por isso, não a assinou.

 


E também quero recordar a todos os trabalhadores que, uma vez que foi assinado este ataque à contratação colectiva, esta proposta passou a ter forma de Lei, ficando todos os sindicatos de adaptar a sua negociação à Lei, sob pena de serem acusados de desrespeitar uma Lei da República. Portanto quando todos os negociadores se sentaram à mesa já sabiam que tinham de cumprir esta Lei que é altamente nociva para a liberdade de negociação colectiva entre as partes. Dizer o contrário disto é MENTIR aos trabalhadores, como é mentira que quer a fiquiemetal como o novo SIEAP, alguma vez tenham dado o seu acordo a esta legislação.

 


E também lhe digo que eu era membro da CT EDP Distribuicão e em Dezembro de 2017, renunciei ao meu mandato porque ia entrar na preparação da pré-reforma a 18 de dezembro 2017. Mas podia ter continuado porque continuava a ser trabalhador da empresa até à minha reforma. Nada me impedia de o fazer nem os Estatutos da CT que, está dentro da lei e os mesmos homologados pelo ministério do trabalho.

 

Penso que também sabe que existe uma lei própria para regular as comissões de trabalhadores e indicar quais os seus poderes legais onde podem intervir.


Mas o motivo porque saí foi pessoal já que entroncava em eu já não estar no meu local de trabalho, logo distante dos trabalhadores do meu local de trabalho. E, a mim não me parecia bem eu continuar numa CT sem saber o que se passava no meu local de trabalho. Como vê, ainda há homens com honra e com palavra.

(Arnaldo Fialho - 11-01-2019 20:10)

 

--------------------------------

 

Meu caro Arnaldo Fialho,

ao longo da minha carreira politica-sindical (e não é ninguém que me diz ou que tivesse ouvido de alguém), lidei com "Amarelos", com "Caciques", com "Cassetes", com "Lambe Cus", com "Mentirosos", com "Subservientes", com "Travestidos de uma coisa, sendo outra coisa" e afins. MAS TAMBÉM LIDEI COM "SINDICALISTAS" (com um Esse Grande").

 

Todas estas "qualificações" servem para lhe dizer de uma vez por todas, que também as encontrei em elementos ligados à antiga FESTIEP e/ou à actual FIEQUIMETAL. Porque Bons e Maus há em todos os Sindicatos.

 

E, NUNCA CHEGAREMOS A ESTAR DE ACORDO ALGUM DIA, PORQUE MESMO PASSADOS QUARENTAS ANOS, A "ORTODOXIA" DA CGTP-IN AINDA SE JULGA "DONA" DA REPRESENTATIVIDADE DOS TRABALHDORES.

Só me resta lamentar. E manter uma certa Paciência.

 

Meu caro Arnaldo Fialho. esta conversa da treta, para mim, termina aqui. Abraço.

(Fernando Pêgas - 11-01-2019 22:22)

 

--------------------------------

 

Fernando Pegas, e, para mim também já está acabada. Abraço.

(Arnaldo Fialho - 12-01-2019 13:54)

 

Reacçoes.png

 

--------------------------------

 (copiadas do blog Jornal Online 'efepe' / sindical)

--------------------------------

EmidioFevereiro.png

--------------------------------

 (copiado da pagina do facebook Comunidade EDP)

--------------------------------

 

ArmndoJoseDias.png

(Fernando Pêgas - 13-01-2019 23:06)

 

--------------------------------

 

Concordo, resultados positivos para os trabalhadores terão de surgir das negociações bilaterais entre Sindicatos e representantes EDP. Apenas os que cumpram com aqueles objetivos serão merecedores de compensação monetária.

(Joaquim Guimarães - 14-01-2019 00:10)

 

--------------------------------

 (copiado da pagina do facebook Comunidade EDP)

--------------------------------

SindicalismoOnline1.png

(Fernando Pêgas - 13-01-2019 23:06)

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:14



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D